A Eficácia Protetor Auditivo foi tema de discussão no Congresso Brasileiro de Higiene Ocupacional 2019

A Eficácia Protetor Auditivo foi tema de discussão no Congresso Brasileiro de Higiene Ocupacional 2019

Nos dias 19 a 21 de agosto de 2019 aconteceu em São Paulo o Congresso Brasileiro de Higiene Ocupacional, promovido pela ABHO (Associação Brasileira de Higiene Ocupacional). Na ocasião o Eng. Rafael Gerges participou da mesa redonda sobre Ruído e Conservação Auditiva e apresentou estudo sobre a Vida útil do Protetor Auditivo e sobre o Protetor Auditivo usado de forma conjugada a outro EPI.

Na ocasião apresentamos estudos realizados pelo LAEPI e as principais conclusões apresentamos a seguir:

VIDA ÚTIL DO PROTETOR AUDITIVO
Ao longo do tempo de uso o protetor auditivo perde sua capacidade de atenuar o ruído devido ao desgaste do EPI. Além disso, é importante conhecer a atenuação após certo tempo de uso para que seja possível realizar o correto dimensionamento do EPI e definir o momento correto para troca-lo. Por fim, o resultado do ensaio é uma evidencia técnica da eficácia do protetor auditivo mesmo após certo tempo de uso.

PROTETOR AUDITIVO CONJUGADO A EPIs
É preciso conhecer a atenuação de ruído oferecida pelo conjunto para que se tenha certeza que é o suficiente para resguardar a saúde do trabalhador e evidenciar tecnicamente a eficácia do protetor auditivo mesmo conjugado a outro EPI, quando o conjunto não possui um C.A.


Além disso, a  Comissão de Estudo de Equipamentos de Proteção Auditiva (CE-32:001.001), da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) a qual nossa equipe técnica, através do Eng. Rafael Gerges e do Prof. Samir Gerges fazem parte, lançou um relatório técnico sobre a eficácia do protetor auditivo considerando aspectos técnicos e legais.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O RELATÓRIO

O LAEPI desenvolve assessoria e ensaios em laboratório com os protetores com tempo de uso para diversas empresas apresentando evidências de que o Protetor Auricular é eficaz e protege a saúde do trabalhador que está exposto ao ruído.
Para mais informações, entre em contato com o Eng. Rafael através do e-mail rafael@laepi.com.br ou telefone (48) 3232-8023.

Para saber mais sobre esse tema, adquira já o livro Protetores Auditivos do maior especialista na área Prof. Samir Gerges apenas R$60,00 na Amazon.

Deixe seu comentário