Como determinar a vida útil do protetor auricular?

Como determinar a vida útil do protetor auricular?

A vida útil do protetor auditivo é uma das dúvidas mais frequentes que recebemos, para começar indicamos que você leia esse post que explica a diferença entre validade e vida útil. De forma simples, a vida útil do protetor auricular está relacionada às condições de uso, armazenamento, manutenção e condições do ambiente ou tipo de uso do EPI. Ou seja, o desgaste do protetor deve ser avaliado pelo empregador, já que ele é o responsável pela vida útil e não o fabricante, conforme Nota Técnica do MTb 176. Assim, o empregador deve estar atento quanto a manutenção e higienização do protetor auricular e seu período de troca.

A vida útil de um modelo especifico de protetor será diferente para diferentes tipos de ambientes e organizações de trabalho. Infelizmente não existe uma resposta generalizada quanto a vida útil dos protetores. Então, apenas temos uma ideia do período de tempo de uso do protetor auditivo, assim como podemos dizer que um sapato pode durar um período entre 6 meses a 2 anos.

O LAEPI possui a solução aos empregadores que querem saber a vida útil do protetor auricular: ensaio em laboratório com os protetores auriculares usados.

Para realizar o ensaio é necessário coletar amostras de um mesmo protetor auditivo (marca e modelo) e que possui o mesmo tempo de uso de um setor específico da empresa, assim com o relatório de ensaio será possível saber se o protetor usado continua atenuando ou não a mesma intensidade de ruído. Dessa forma será possível determinar o período de troca destes equipamentos.

Entre em contato e agende um horário com nossa equipe para ver um case sobre a vida útil do protetor e entender melhor como funciona o ensaio que determina a vida útil do protetor auricular.
Ligue (48) 3232-8023

O LAEPI é o único laboratório no Brasil Acreditado pela Cgcre do Inmetro e credenciado pelo MTE para realizar ensaios de atenuação de ruído de protetores auditivos com a norma ANSI S12.6-2016, conforme requisitado na NR-06 e especificado no Anexo II da Portaria MTE Nº 452 de 20 de novembro de 2014 e NBR16076.

Para saber mais sobre esse tema, adquira já o livro Protetores Auditivos do maior especialista na área Prof. Samir Gerges apenas R$60,00 na Amazon.





Deixe seu comentário