Controle de Ruído Industrial – Etapa 1

Controle de Ruído Industrial – Etapa 1

Controle de Ruído é um dos grandes desafios para indústrias. Mas voc6e sabe como ele pode ser realizado?
O primeiro passo é compreender que a saúde auditiva dos colaboradores deve ser prioridade, uma vez que o ruído não causa apenas perda auditiva, mas também afeta questões fisiológicos e psicológicos, como por exemplo, o estresse, a ansiedade, o isolamento entre outras, nas quais comprometem as relações dos colaboradores no ambiente de trabalho, na família e na sociedade, prejudicando assim, o desempenho de suas atividades diárias.

Assim, o primeiro passo para o projeto de redução de ruído é a preparação de um mapa ou levantamento topográfico do ruído. O mapa é o esboço que mostra as posições relativas de todas as máquinas, processos e outros itens de interesse.

A esse esboço são adicionados os níveis de pressão global em dB(A), tomados em um número conveniente de posições em torno da área que está sendo investigada. Quanto maior o número de medidas, mais exato será o levantamento. Um levantamento deste tipo mostrará de imediato, as zonas perigosas de ruído. A Figura 1 apresenta um mapa de ruído de uma planta industrial.

Após a elaboração do mapa de ruído, será então realizada a Etapa 2 que consiste na identificação das fontes de ruído. No próximo post iremos apresentar mais detalhes sobre esta etapa.

O LAEPI realiza desde 2012 projeto de controle de ruído utilizando equipamentos e softwares de última geração e com pessoal técnico qualificado sobre a supervisão do Prof. Samir N. Y. Gerges, Ph.D.

O LAEPI é o único laboratório no Brasil acreditado pelo INMETRO para realizar ensaios de atenuação de ruído de protetores auditivos novos ou usados, entre em contato conosco (48) 3232-8023 ou laepi@laepi.com.br.

Siga também nosso Instagram: @laepi_lab

Deixe seu comentário