Mapeamento de Ruído

Mapeamento de Ruído

As avaliações ambientais dos níveis de ruído fornecem informações importantes para o Programa de Gerenciamento de Ruído, ao Programa de Conservação Auditiva (PCA) e ao Plano de Controle de Ruído da empresa/instituição.

Através do mapeamento é possível mapear o ruído, identificar e quantificar as fontes de ruído com maiores contribuições, analisar os resultados e propor soluções para minimizar o ruído. Ou seja, o mapeamento é o diagnóstico e portanto um dos primeiros passos para que se possa realizar a redução do ruído no ambiente (controle do ruído) e o ponto de partida para planejar as providências a serem tomadas para a proteção dos colaboradores.

Além disso, esse estudo resguarda a empresa de diligências de fiscais do trabalho, do Ministério Público do Trabalho e/ou quaisquer outros órgãos públicos que venham a fiscalizar ou questionar o quesito ruído nas áreas produtivas.

Assim, os benefícios do mapeamento do ruído são:

– Identificar as áreas de risco de ruído;
– Identificar as fontes de ruído de cada área e o quanto elas contribuem para o ruído do ambiente;
– Fornecer informações importantes para o programa de gerenciamento de ruído e ao programa de conservação auditiva (PCA);
– Resultados reais que fornecem subsídios para realização do controle de ruído e vibrações do ambiente;
– Relatório técnico que pode ser utilizado em sustentação legal junto aos órgãos públicos.

Leia também sobre Controle de Ruído, aqui.

Entre em contato conosco: (48) 3232-8023 ou laepi@laepi.com.br.

E acompanhe também nossas redes sociais: Facebook e Linkedin.

 

O LAEPI é o único laboratório Acreditado pela Cgcre do Inmetro e credenciado pelo MTE para realizar ensaios de atenuação de ruído de protetores auriculares com a norma ABNT NBR 16076:2016, conforme requisitado na NR-06 e especificado no Anexo II da Portaria SIT Nº 452 de 20 de novembro de 2014 e Comunicado XLVIII de 11/09/2018 do MT.

 

 

 

Para saber mais sobre esse tema, adquira já o livro Ruído Fundamentos e Controle, do maior especialista na área Prof. Samir Gerges na Amazon.

Deixe seu comentário