Você sabe para que serve o mapeamento de ruído?

Você sabe para que serve o mapeamento de ruído?

Quando falamos do mapeamento do ruído, estamos falando da primeira etapa de um Plano de Controle de Ruído, especialmente em uma planta industrial. O mapeamento do ruído consiste em medições de ruído em toda planta fabril, sendo possível através da planta da indústria tirar uma “foto” da emissão de ruído. Assim, o mapeamento de ruído é o diagnóstico da situação.

O mapeamento do ruído serve para: – Identificar as áreas de risco de ruído;
– Identificar as fontes de ruído de cada área e o quanto elas contribuem para o ruído do ambiente;
– Fornecer informações importantes para o programa de gerenciamento de ruído e ao programa de conservação auditiva (PCA);
– Apresentar resultados reais que fornecem subsídios para realização do controle de ruído e vibrações do ambiente;
– Ter o relatório técnico que pode ser utilizado em sustentação legal junto aos órgãos públicos.

Além do mapa conforme foto abaixo, o serviço de mapeamento de ruído inclui: – identificar e quantificar as fontes de ruído com maiores contribuições – analisar os resultados – propor soluções para minimizar o ruído e a priorização de cada solução

Além disso, as informações levantadas no mapeamento podem ser utilizadas no: Programa de Gerenciamento de Ruído, Programa de Conservação Auditiva (PCA) e no Plano de Controle de Ruído da empresa/instituição.

Leia também sobre Controle de Ruído, aqui.

Entre em contato conosco: (48) 3232-8023 ou laepi@laepi.com.br. E acompanhe também nossas redes sociais: Facebook e Linkedin.

Para saber mais sobre esse tema, adquira já o livro Ruído Fundamentos e Controle, do maior especialista na área Prof. Samir Gerges na Amazon.

Deixe seu comentário