De acordo com a NR-9, todo empregador e instituição que admitam trabalhadores devem elaborar um Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) que tem por objetivo a preservação da saúde do trabalhador através da antecipação, reconhecimento e controle dos riscos ambientais existentes. Consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos. Um dos agentes físicos aqui considerado é o ruído. No PPRA, três etapas obrigatórias são: o reconhecimento do risco; a avaliação da exposição dos trabalhadores e o monitoramento da exposição. Uma vez reconhecida a existência do risco ao agente ruído, deve-se avaliar e monitorar quantitativamente a intensidade da exposição do trabalhador ao ruído e comparar com os valores dos limites de tolerância previstos no Anexo 1 da NR-15 para ruído contínuo ou intermitente e no Anexo 2 para ruído de impacto.
Para avaliação da exposição ao ruído de trabalhadores, deve-se utilizar a NHO-01 que tem por objetivo, estabelecer critérios e procedimentos técnicos para a avaliação da exposição ocupacional ao ruído que implique risco potencial de surdez ocupacional. De forma simplificada, essa Norma descreve que as medições devem ser realizadas com o microfone posicionado dentro da zona auditiva do trabalhador e no caso de medidores de uso pessoal, comumente chamados de dosímetros, o microfone deve ser posicionado sobre o ombro, preso na vestimenta. No caso de trabalhadores que estejam expostos a ruídos provenientes de fontes sonoras próximas à orelha humana, este procedimento técnico não é aplicável, como por exemplo, tele atendentes de call centers, pilotos de helicópteros, dentre outros. Nos últimos anos, com o avanço das tecnologias, novos instrumentos de medições na área de acústica surgiram. Tornou-se possível então avaliar a exposição ocupacional ao ruído nessas situações através de duas metodologias:
Com esses equipamentos é possível realizar o levantamento dos níveis de exposições de ruído dos trabalhadores em seus ambientes de trabalho. Independente dos limites de tolerância ao ruído que a legislação determina, é imprescindível que a medição realizada seja a mais fidedigna e contenha a maior precisão possível para que se possam tomar decisões corretas a partir do momento que se tenha os resultados das medições, nesse sentido o métodos mais adequado e aceito é utilizando o mini microfone em ouvido real.
É importante estar atento ao contratar terceiros para realizarem estas medições já que existem no mercado nacional muitas empresas que realizam as medições da dose de exposição ao ruído dos telefonistas sem satisfazer as normas. O LAEPI desde 2012 vem realizando este serviço utilizando equipamentos de última geração e com pessoal técnico qualificado sob a supervisão do Prof. Samir N. Y. Gerges, Ph.D para grandes empresas de call centre no Brasil.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.