Conheça nossas

Soluções

Mapeamento de Ruído

O primeiro passo para desenvolver o Mapeamento de Ruído consiste em mapear e identificar as fontes de ruído com base nas medições realizadas na planta industrial. Além da contribuição de cada fonte no ruído gerado.

Com o mapeamento e as fontes de ruído identificadas (inclusive por frequência), parte-se então para o desenvolvimento de propostas de soluções, sempre que possível indo além do enclausuramento.

Na entrega são apresentados as equipes de Engenharia, Manutenção e Segurança do Trabalho o mapeamento, o detalhamento das fontes de ruído e as propostas de soluções, para juntos discutirem e criarem um plano de ação.

Se for necessário, em outro momento, serão identificadas as inviabilidades técnicas possibilitando a emissão de Laudo de Inviabilidade Técnica de Aplicação de Solução de Ruído.

O mapeamento de ruído fornece informações importantes para o Programa de Gerenciamento de Ruído (PGR), ao Programa de Conservação Auditiva (PCA) e ao Plano de Controle de Ruído da empresa.

O que você irá receber?

clique aqui

O que você irá receber?

Projeto Estratégico de Controle de Ruído contendo o mapeamento, a identificação das fontes de ruído, quantos dB devem ser reduzidos em cada fonte e as possibilidades de soluções para cada fonte.

Normas Atendidas

OSHA Technical Manual NOISE.

Eficácia de Protetores Auditivos

 

Dosimetria de Ruído com Técnica MIRE (Mini Microfone)

A dosimetria de ruído com a técnica MIRE (mini microfone),  são medições de ruído o qual é instalado um mini microfone na entrada do canal auditivo do colaborador e outro microfone na zona auditiva (geralmente ombro ou lapela).

A diferença entre os níveis de ruído do mini microfone e do microfone instalado na zona auditiva é a atenuação de ruído fornecida pelo protetor auditivo em tempo real. Essa é a evidência mais robusta de que o protetor auditivo realmente é eficaz.

O que você irá receber?

clique aqui

O que você irá receber?

Laudo técnico contendo resultado das medições e suas comparações com os valores de níveis de pressão sonora permitidos pela legislação vigente, de forma clara, objetiva e de fácil compreensão para o cliente.

Normas Atendidas

NHO-01 - Avaliação da Exposição Ocupacional ao Ruído;

ISO 9612 - Acoustics - Determination of occupational noise exposure — Engineering method.

ISO 1.999 - Acoustics - Estimation of noise-induced hearing loss;

Ensaio de Vida Útil de Protetores Auditivos

A avaliação da vida útil acontece através de teste do protetor auditivo, com isso a empresa terá evidência de que o protetor auditivo mesmo após o uso possui capacidade de atenuar o ruído, corroborando com os exames audiométricos e atendendo a Nota Técnica 176 do MTb que descreve que é responsabilidade do empregador definir a vida útil e atender ao item 6.6.1 e) da NR-6.

Hoje, o LAEPI é o único laboratório no Brasil acreditado pela Cgcre do Inmetro para realizar ensaios em protetores auditivos utilizando a ABNT NBR ISO/IEC 17025.

O que você irá receber?

clique aqui

O que você irá receber?

Laudo técnico contendo comparativo de quanto o protetor auditivo novo atenua e quanto o protetor com tempo de uso atenuou.

Normas Atendidas

NBR 16076

ANSI 12.6

ISO 17025

Ensaio de atenuação de ruído em protetores auditivos (CA)

O teste de atenuação de ruído em protetores auditivos é exigido pela legislação brasileira a para obtenção ou renovação do Certificado de Aprovação (CA) do protetor auditivo, sendo o LAEPI, hoje, o único laboratório acreditado pelo CGCRE INMETRO no Brasil para executar esse tipo de ensaio.

O teste de protetor auditivo para obtenção ou renovação do CA consiste na verificação da atenuação de ruído em laboratório, utilizando pessoas em câmara acústica que atende os requisitos do CGCRE Inmetro, MTb e a ISO 17025 de acordo com a NBR 16076, método B.

O que você irá receber?

clique aqui

O que você irá receber?

Relatório conforme consta a Portaria vigente para obtenção de CA, contendo a atenuação do protetor auditivo juntamente com a descrição do protetor auditivo, informações e metodologia do ensaio.

Normas Atendidas

- ISO 17025;
- NBR 16076 (método B).

Dosimetria de Ruído com Técnica MIRE para Call Center

Avaliar a exposição ao ruído a que os tele atendentes são submetidos no seu local de trabalho (Call Centers/Contact Center) com equipamentos portáteis que são instalados nos colaboradores juntamente com um mini microfone especial, posicionado próximo ao ouvido.

Além disso, são analisados os níveis de pressão sonora (ruído) dos ambientes internos das edificações, comparando-os com os limites estabelecidos por norma técnica vigente em função da finalidade de uso do ambiente e com as necessidades dos clientes.

O que você irá receber?

clique aqui

O que você irá receber?

Laudo contendo os resultados das medições e suas comparações com os valores de nível de pressão sonora estabelecidos por norma, de forma clara, objetiva e de fácil compreensão para o cliente.

Normas Atendidas

- NHO-01 - Avaliação da Exposição Ocupacional ao Ruído;
- ISO 11.904-1 - Acoustics - Determination of sound immission from sound sources placed close to the ear - Part 1: Technique using a microphone in a real ear (MIRE technique);
- ISO 1.999 - Acoustics - Estimation of noise-induced hearing loss;
- ISO 9.612 - Acoustics - Determination of occupational noise exposure — Engineering method.
- NBR 10.152 - Acústica – Medição e avaliação de níveis de pressão sonora em ambientes internos às edificações;
- ISO 1.996 - Acoustic – Description, measurement and assessment of environmental noise.

Cursos e Treinamentos In Company

Cursos in company que podem ser de diversos temas:

Curso Fundamentos e Controle de Ruído

Fornecer um forte embasamento para o estudo dos mecanismos de geração, radiação e transmissão de vibrações e ruído. O curso apresenta os princípios de controle de vibrações e ruídos juntamente com as últimas técnicas de engenharia existentes. O curso cobre uma grande gama de problemas com estudos de casos reais. Baseado no livro: Ruídos: Fundamentos e Controle de autoria do Prof. Samir N. Y. Gerges.

Curso de Proteção Auditiva

O curso de Proteção Auditiva possui como objetivo introduzir conceitos básicos de proteção auditiva individual e apresentar os métodos de ensaio no Brasil, cálculos de atenuação, metodologia de seleção e uso, e por fim especificidades de cada tipo de proteção auditiva. Ao final, o participante será capaz de compreender e selecionar o protetor auditivo mais adequado, além de conhecimento para elaboração do PCA (Programa de Conservação Auditiva).

Curso Básico de Ruído Ambiental (NBR 10151)

O curso fornece um forte embasamento dos conceitos e terminologia utilizada na área de acústica aos participantes. Familiarizar os participantes com as grandezas acústicas e as técnicas de medição. Apresentar os instrumentos e sensores para realizar as medições de acústicas ambiental. Introduzir a metodologia para avaliação do ruído ambiental e impacto de ruído na comunidade conforme Norma ABNT NBR 10.151-2019.

  1.