3 Motivos para você se preocupar com o ruído na sua empresa

3 Motivos para você se preocupar com o ruído na sua empresa

A busca por produtividade é constante. Um ambiente de trabalho que proporcione conforto e instigue a criatividade do trabalhador é de suma importância para as empresas. Entre os fatores que podem impactar na qualidade do ambiente de trabalho está o ruído. Portanto, apresentamos 3 razões para você se preocupar com o ruído na sua empresa.

1. Produtividade: o ruído faz parte da qualidade de vida e do conforto no ambiente de trabalho. Segundo estudos é um dos itens que mais afeta a produtividade, além de aspectos como temperatura e iluminação. Um artigo do Journal of Consumer Research descobriu que 70 dB(A) é o nível perfeito de ruído de fundo para maximizar a criatividade e a inovação. A partir de 85 dB(A), o efeito é de improdutividade. Segundo o MTE (NR15, Anexo 1), 85 dB(A) é o limite de exposição de ruído para um trabalhador que fica 8 horas em seu ambiente laboral. Acesse nosso post sobre a exposição ruído, clicando aqui.

2. Saúde do Trabalhador: imagine passar 8 horas do seu dia sempre em um ambiente onde há muito ruído, especialmente o que chamamos de ruído de fundo. O ruído de fundo é aquele barulho indesejado que você não possui controle. Por exemplo, em um ambiente onde muitas pessoas falam ao telefone ao mesmo tempo, fica aquele barulho ao fundo para quem está falando ao telefone, isso é o que chamamos de ruído de fundo. Ambiente onde não há controle do ruído pode causar aos trabalhadores irritação, dores de cabeça, redução da audição, entre outros sintomas.

3. Questões Trabalhistas: é de responsabilidade das empresas proverem um ambiente adequado para o trabalhador, conforme consta na Constituição Federal de 1988. Assim, o ambiente não deve causar danos a sua saúde física ou mental, ou seja, um ambiente seguro e saudável. Toda empresa deve respeitar os requisitos referentes a diversos aspectos, inclusive a questão de ruído no ambiente laboral.

Ficou com dúvidas? Gostaria de mapear, identificar e solucionar problemas com o ruído? Entre em contato com os nossos Engenheiros através do e-mail: laepi@laepi.com.br ou telefone (48) 3232-8023

O Laboratório de Equipamentos de Proteção Individual (LAEPI), desde 2012 vem realizando o serviço de mapeamento de ruído e identificação de fontes, utilizando equipamentos e softwares de última geração e com pessoal técnico qualificado sobre a supervisão do Prof. Samir N. Y. Gerges, Ph.D.

O LAEPI é o único laboratório no Brasil acreditado pelo INMETRO para realizar ensaios de atenuação de ruído de protetores auditivos novos ou usados. 

Deixe seu comentário