O setor de telemarketing cresceu de maneira rápida no Brasil, absorvendo centenas de milhares de pessoas e transformando-se no maior empregador na área de serviços. A grande maioria dos funcionários é jovem, que terminou o ensino médio ou cursa uma universidade, e precisa exercer a função para pagar os estudos ou complementar a renda familiar. Mas se o teleatendimento gera oportunidades de trabalho, também pode trazer riscos à saúde, entre eles a perda de audição, conforme comprovam estudos.
A PAIR (Perda Auditiva Induzida por Ruído) é um mal que pode atingir todos os trabalhadores expostos a sons acima de 80 decibéis. Pode ser considerada uma doença ocupacional e vem chamando a atenção principalmente dos médicos otorrinos e fonoaudiólogos. A SBO (Sociedade Brasileira de Otologia) aponta que cerca de 35% das perdas da audição no país são consequência de sons intensos presentes no ambiente de trabalho.
O que mais preocupa os especialistas, em relação aos operadores de telemarketing, é o uso do fone de ouvido unilateral com volume variando de 60 a 90dB. Esse equipamento pode causar danos irreversíveis à audição se não for usado corretamente. Estudos comprovam que muitos desses trabalhadores desenvolvem, primeiro perdas auditivas unilaterais progressivas, tornando-se depois bilaterais.
Então para prevenir a perda auditiva siga essas 5 dicas importantes:
1ª Revesar o fone de ouvido – o operador de telemarketing precisa fazer sempre o revezamento do fone, do ouvido direito para o esquerdo a cada hora e vice versa. A alternância do fone entre um ouvido e outro ajuda a manter o equilíbrio da saúde auditiva.
2º Dar pausa de 10 minutos a cada hora trabalhada – quem usa o ouvido como instrumento de trabalho precisar parar um pouco para dar descanso ao aparelho auditivo, assim como quem digita muito e apresenta problemas nos braços por esforços repetitivos.
3º Manter o volume normal do som – este é um problema grave constatado com os funcionários de call center, eles geralmente aumentam o volume do headset para ouvir melhor o cliente tendo em vista que o ambiente de trabalho é bastante ruidoso. Assim, o nível que vai deixa-lo livre do perigo é em torno de 60 decibéis, ou se possível, manter um volume ainda mais baixo.
4º Fazer treinamentos – participe de cursos e treinamentos frequentes MAS siga religiosamente AS ORIENTAÇÕES para se prevenir de eventuais problemas. Mantenha um compromisso consigo mesmo para evitar problemas auditivos.
5º Faça exames audiométricos periódicos – a audiometria permite que você verifique se ainda está ouvindo bem e que não começou a ter perda auditiva induzida por ruído (PAIR), assim é importante o controle periódico da audição.
É de fundamental importância que haja um controle rígido quanto as medidas preventivas em relação a saúde auditiva do operador de call center.
Os sintomas da perda auditiva podem se manifestar como pressão nos ouvidos, som abafado e principalmente o zumbido, que pode surgir como um ruído insistente parecido com o chiado de uma TV, de uma cigarra, de um grilo ou borboleta batendo asas.
A perda de audição é uma doença irreversível, por isso a melhor atitude que um atendente de call center pode ter é se prevenir — a sua saúde deve ser a sua prioridade. Felizmente os cuidados para se prevenir desse mal não exigem grandes esforços: usar corretamente o fone de ouvido, fazer alternâncias entre os lados direito e esquerdo e se manter em alerta quanto ao volume dos áudios que você está escutando.
Agindo assim, você estará protegido contra a perda auditiva induzida por ruído.
Para estudos e medições de ruído em call centers entre em contato conosco! Desde 2012, o LAEPI vêm realizando medições em Call Centers utilizando equipamentos de última geração e com pessoal técnico qualificado sob a supervisão do Prof. Samir N. Y. Gerges, Ph.D. Alguns de nossos clientes atendidos nessa área: Contax, Tivit, Flex Contact Center, TIM, Riachuelo, Almaviva, entre outros.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.