Acústica em sala de aula

Acústica em sala de aula

Quando pensamos em melhorar e aprimorar o processo de aprendizagem, geralmente listamos o professor, concentração dos alunos, material didático, sala de aula, novas tecnologias de ensino, mas… esquecemos que um ambiente agradável tem também uma boa parcela de contribuição.

Este ambiente agradável com cor, luz e espaço adequado, muitas vezes não é contemplado com o conforto acústico, que é um dos fatores primordiais para a concentração e boa comunicação entre professor-aluno e aluno-aluno. Muitas vezes não percebemos o quanto estamos incomodados neste ambiente, até que estejamos fora dele.

O conforto acústico deve facilitar o processo ensino aprendizagem na medida que proporciona ao professor um conforto na sua fala durante o período em que estiver se comunicando com os alunos, não precisando gritar para que todos lhe ouçam ou até mesmo usar microfone. E isto só acontece quando não há excesso de reverberação conhecido como eco ou quando há uma reverberação muito baixa na sala de aula.

Muitas vezes, este conforto acústico também é prejudicado pelo ruído, aquele barulho que vem da rua, seja dos carros que passam na frente das escolas, das construções civis, das salas ao lado na qual os alunos estão em outras atividades, das quadras polivalentes da própria escola etc…

O LAEPI (Laboratório de Equipamentos de Proteção Individual) vem realizando uma série de medições e avaliações acústicas nas escolas públicas com o objetivo de apresentar um tratamento acústico adequado visando melhorar a qualidade acústica das salas para o aprendizado.

Esse serviço se inicia com o diagnóstico do nível de ruído no ambiente, através da medição do ruído e a identificação das fontes de ruído. Com essas informações juntamente com a planta baixa do ambiente é possível realizar simulações e cálculos de quanto o ruído pode ser atenuado com algumas medidas práticas, como colocação de algum material isolante ou construção de barreiras acústicas. Aplicadas as possíveis soluções, é realizada uma medição do ruído para verificar se a atenuação desejada foi alcançada.

Hoje, o LAEPI, é referência na área de ruído e vibrações e vem realizando diversos serviços em busca de soluções inteligentes na área de ruído e vibrações, utilizando equipamentos e softwares de última geração e com pessoal técnico qualificado sobre a supervisão do Prof. Samir N. Y. Gerges, Ph.D. Além disso, é o único laboratório no Brasil acreditado pelo INMETRO para realizar ensaios de atenuação de ruído de protetores auditivos novos ou usados.

Entre em contato conosco (48) 3232-8023 ou laepi@laepi.com.br e agende uma visita!

Deixe seu comentário