Como avaliar a eficácia de Protetores Auditivos em campo?

Como avaliar a eficácia de Protetores Auditivos em campo?

No último post falamos sobre os 3 métodos utilizados para determinar a eficácia do protetor auditivo. Nesse post vamos explicar melhor sobre o método de avaliação da exposição ao ruído usando a técnica MIRE.

De acordo com a Nota Técnica 263 da Secretaria de Inspeção do Trabalho de 2017, “somente a declaração e o preenchimento do PPP de forma unilateral pelo empregador não comprova a eficácia do EPI. É preciso comprovação de vários requisitos previstos nas normas, em especial na NR-6 e NR-9, como a observância à hierarquia das medidas de controle, seleção do EPI adequado tecnicamente ao risco, treinamento sobre o uso e limitações, observância da periodicidade de troca, dentre vários outros, ou seja, tem que comprovar sua eficácia”.

Dessa forma é necessário que o empregador (empresa) crie evidências da eficácia do protetor auditivo em seu ambiente de trabalho. Uma forma de evidenciar essa eficácia é através de avaliações de exposição ao ruído dos trabalhadores que utilizam protetores auditivos do tipo concha através da técnica MIRE (mini microfone em ouvido real).

A aplicação dessa técnica consiste na utilização de um dosímetro de duplo canal contendo um microfone convencional fixado na zona auditiva do trabalhador e um mini microfone instalado na entrada do canal auditivo do trabalhador. Com o nível de pressão sonora desses 2 microfones é possível estimar a atenuação de ruído que o protetor auditivo fornece ao trabalhador para o ruído específico naquele ambiente de trabalho que ele labora, inclusive considerando o desgaste do EPI em função do tempo de uso (vida útil).

Essa técnica é muito útil para que se possa criar evidências sólidas da eficácia do protetor auditivo, pois considera tanto o ruído do ambiente de trabalho como o próprio EPI que o colaborador utiliza no dia-a-dia.

O LAEPI é o único laboratório no Brasil Acreditado pela Cgcre/INMETRO, CRL 0573, para realizar ensaios de acordo com a Norma Técnica ABNT NBR 16076 exigida pelo Ministério da Economia.

Para saber mais sobre esse tema, adquira já o livro Protetores Auditivos do maior especialista na área Prof. Samir Gerges apenas R$60,00 na Amazon.

Entre em contato e agende um horário com nossa equipe para saber mais sobre esse e outros serviços: (48) 3232-8023.

Deixe seu comentário