Como comprovar a eficácia do protetor auricular?

Como comprovar a eficácia do protetor auricular?

Muitos são os questionamentos que recebemos sobre a eficácia do protetor auditivo. Com intuito de auxiliar as empresas, escrevemos este post com informações básicas a respeito das questões técnicas com objetivo de indicar métodos que possam comprovar a eficácia do protetor auricular.

A partir da implementação desses métodos o empregador pode se resguardar judicialmente de ações trabalhistas, bem como neutralizar o direito ao adicional de insalubridade ou para descaracterizar o direito a contagem de tempo de contribuição previdenciária como especial.

Algumas ações que podem ser tomadas para que se criem evidências comprobatórias da eficácia do protetor auditivo, ou seja, de que o protetor auditivo está realmente reduzindo ou neutralizando o agente físico ruído. Sendo que essas evidências devem ser utilizadas para embasar quaisquer ações jurídicas e/ou administrativas a serem tratadas.

1.Avaliação da vida útil do protetor auditivo (clique aqui para saber mais)

2.Avaliação do protetor auditivo conjugado a outro EPI (clique aqui para saber mais)

3.Avaliação da exposição ao ruído pela técnica MIRE

As ações 1 e 2 são avaliações realizadas em laboratório conforme a Norma ABNT NBT 16076- Método B que conforme a Portaria 759 do MTb é a norma de ensaio de atenuação de protetores auditivos. A ação 3 corresponde a avaliação em campo usando um mini microfone em ouvido real.

Comprovando a eficácia e eficiência do protetor auditivo o empregador pode ficar seguro, principalmente referente a periodicidade da troca do PA e as questões relativas à insalubridade e aposentadoria especial. Muitos clientes relataram a importância de ter um documento com credibilidade para se resguardar de ações trabalhistas, questionamentos do MPT (Ministério Público do Trabalho) e complementar aos Programas de Saúde e Higiene do Trabalho.

A única maneira de ser garantida a proteção auditiva dos trabalhadores que fazem uso destes é através das ações citadas acima. O LAEPI, atualmente, é o único laboratório Acreditado pela Cgcre/INMETRO, CRL 0573, para realizar ensaios de acordo com a Norma Técnica ABNT NBR 16076 exigida pelo Ministério da Economia.

Entre em contato e agende um horário com nossa equipe!
Ligue (48) 3232-8023


Deixe seu comentário