Como o ruído pode influenciar a nossa qualidade de vida?

Como o ruído pode influenciar a nossa qualidade de vida?

O ruído considerado um agente físico quase que invisível tem impactado fortemente na vida das pessoas, e o alerta vem da Organização Mundial da Saúde (OMS). No dia a dia muitas vezes não nos damos conta quando estamos irritados ou cansados e o quanto isso pode estar relacionado ao barulho (ruído) ao nosso redor, seja de uma máquina seja de um caminhão passando. Para a OMS, cerca de um bilhão de pessoas estão em risco de perda auditiva devido ao uso de dispositivos pessoais de áudio, como fone de ouvido por exemplo.

Além disso, a OMS alerta sobre a poluição sonora que provoca reações de estresse no nosso organismo e que levam a diversos danos. Como por exemplo, perturbar nosso descanso, sono, concentração e inclusive a comunicação entre as pessoas, causando ainda acidentes de trabalho.

As funções cardiovasculares e metabólicas do nosso corpo podem ser afetas por exemplo pelo barulho do trânsito, causando irritação e distúrbios do sono. Ao impactar no sono, que é um moderador da liberação dos hormônios, afeta então a imunidade, aumentando ainda mais o estresse.

De forma geral, podemos dizer que o ruído impacta na qualidade do sono, concentração, imunidade, questões hormonais, estresse e comunicação. Assim, o ruído que aparentemente não causaria nenhum dano diretamente a nossa saúde, se tornou um vilão quase imperceptível no nosso dia a dia.

Ficou com dúvidas? Gostaria de mapear, identificar e solucionar problemas com o ruído? Entre em contato com os nossos Engenheiros através do e-mail: laepi@laepi.com.br ou telefone (48) 3232-8023.

O LAEPI, fundado pelo do Prof. Samir N. Y. Gerges, Ph.D., soluciona problemas de ruído desde 2012 .

Deixe seu comentário