Dicas para você economizar com protetores auriculares

Dicas para você economizar com protetores auriculares

A compra de EPI’s (equipamento de proteção individual) é um aspecto chave quando se trata da saúde e proteção do trabalhador. Entre os diversos tipos de EPI’s, destacam-se os protetores auriculares (PA), equipamentos que protegem a audição do trabalhador.

Os protetores auriculares devem ser trocados periodicamente, de acordo com a atividade laboral e as condições físicas/químicas/biológicas do ambiente de trabalho além dos cuidados no armazenamento, conservação e limpeza.. Diante desses aspectos queremos apresentar 2 dicas para você economizar com a compra de protetores auriculares:

1) Em primeiro lugar, entenda quais os tipos de protetores auditivos e qual o mais indicado para o ambiente laboral em questão, assim você precisa saber o nível de pressão sonora do ambiente e se este ultrapassa o nível de ação limite permitido pela NR-9 e NR-15.  Você poderá consultar qual o protetor auricular que melhor se adequa a sua situação. Para isso, acesse nosso Portal Consulta PA e consulte todos os modelos com CA disponíveis no mercado, veja qual deles poderá melhor atendê-lo;

2) Realizar ensaios de atenuação de ruído em protetores com tempo de uso. Por que? Para verificar a vida útil dos protetores auriculares, visto que a mesma está relacionada principalmente às condições de uso, armazenamento, manutenção ou condições do ambiente ou tipo de uso do EPI, dentre outras variáveis. Dessa forma, o desgaste do EPI e de seus componentes deverá ser avaliado pelo empregador, permitindo um controle frequente da necessidade de substituição ou reparo.

Conforme mencionado na Nota Técnica 176 do MTb, a determinação da vida útil de PAs é de responsabilidade do empregador e vai depender de particularidades como os diferentes agentes físicos, químicos e biológicos encontrados no ambiente, a atividade de trabalho exercida pelos trabalhadores e a manutenção e higienização realizada do EPI. A vida útil de um modelo especifico de PAs será diferente para diferentes tipos de ambientes e organizações de trabalho.

 

Se você precisa de orientação ou ficou com dúvidas, entre em contato conosco (48) 3232-8023 ou laepi@laepi.com.br, nós podemos lhe ajudar!

O LAEPI é o único laboratório Acreditado pela Cgcre do Inmetro e credenciado pelo MTE para realizar ensaios de atenuação de ruído de protetores  auriculares com a norma ABNT NBR 16076:2016, conforme requisitado na NR-06 e especificado no Anexo II da Portaria SIT Nº 452 de 20 de novembro de 2014 e Comunicado XLVIII de 11/09/2018 do MT.

 

Para saber mais sobre esse tema, adquira já o livro Protetores Auditivos do maior especialista na área Prof. Samir Gerges na Amazon.

Deixe seu comentário