LAEPI

O (des)conforto acústico em restaurantes!!!

21/11/2021

Uma experiência inesquecível em um restaurante envolve, além de ótima companhia e uma boa comida, um atendimento de primeira, música agradável e um ambiente aconchegante. Mas, por que será que muitas vezes depois de passarmos algumas horas neste ambiente ficamos irritados, cansados e mentalmente estafados?

A grande maioria das pessoas não se dá conta que este desconforto e irritação são resultados de um ambiente altamente ruidoso. O ruído no restaurante é causado pelo bate papo entre os clientes, o estalar dos pratos e talheres, os copos na mesa, a música ambiente e outros ruídos internos e externos. Isto acontece porque a maioria dos ambientes dos restaurantes não possui um tratamento acústico adequado, tornando o ambiente desagradável.

Como diretora de uma empresa que trabalha nesta área e como quinzenalmente saio com um grupo de amigas para nos distrairmos, temos tido muitas dificuldades de encontrar em Floripa restaurantes que sejam agradáveis acusticamente.

Imaginem quatorze mulheres numa mesa conversando e rindo ao lado de outra mesa com mais umas dez mulheres conversando e rindo e tirando fotos? Foi o que aconteceu recentemente em um restaurante, um verdadeiro caos acústico! Ninguém entendia ninguém e passamos a falar mais alto e, consequentemente, provocando mais barulho. Quando saímos do restaurante, nos deparamos com um conforto muito bom pelo silêncio da rua.

Imaginem agora os garçons, barman, caixa e outras pessoas que trabalham no salão do restaurante durante oito ou dez horas seguidas? Como conseguem dar um bom atendimento ao cliente com todo o barulho produzido dentro do restaurante?

A adequação acústica do ambiente facilita a conversa entre as pessoas, ameniza o ruído de talheres e copos e até melhora a qualidade da música tornando o ambiente agradável. Assim é importante que os restaurantes adequem o seu ambiente para que o cliente sinta o conforto acústico e, desta forma, sinta o prazer de ficar mais tempo com seus amigos usufruindo de um serviço de qualidade.

Conforto acústico é qualidade de vida e é isto que nós clientes queremos quando procuramos um bom restaurante.