LAEPI

Case Comprovação de Eficácia do Protetor Auditivo

09/11/2022

A exposição a elevados nível de ruído por período prolongado em ambiente laboral pode gerar perda auditiva ao colaborador e direito a insalubridade e aposentadoria especial. Para isso se faz necessária a verificação da eficácia do protetor auditivo.

Quando falamos em metodologias para verificar e comprovar a eficácia do EPI protetor auditivo a mais recomendada e robusta tecnicamente é a avaliação da exposição ao ruído através de dosimetria técnica MIRE (mini microfone em ouvido real ISO 11.904-1). Como exemplo vamos compartilhar o caso real de indústria pesada cujo objetivo é:
1. Avaliar o Nível de Exposição (NE) ao ruído com o uso de EPIs e comparar com a NR-15

2.Avaliar a eficácia de protetores auditivos em fornecer a atenuação de ruído necessária no ambiente de trabalho

Para este estudo foram realizadas 107 dosimetrias de ruído com a técnica MIRE e como resultados observa-se que a grande maioria das doses o ruído que chega no canal auditivo do trabalhador usando o protetor auditivo ficou abaixo de 80 dB (categoria A), se considerarmos Q5 apenas 5% fica entre 80 e 85 dB (categoria B).

Resultados dosimetrias MIRE em indústria

Os ruídos a que estes colaboradores estão expostos durante suas jornadas de trabalho não são nocivos ou danosos à sua audição, pois estes estão abaixo de 100% da dose de exposição ao ruído permitida, ou seja, abaixo de 85 dB(A), estando assim em condição salubre (não insalubre), tanto para q3 quanto para q5.

Em termos de nível de ação, para q3, 82 avaliações apresentaram dose de exposição abaixo do nível de ação, o que representa 76% das avaliações. Para q5, 101 avaliações apresentaram dose de exposição abaixo do nível de ação, o que representa 94% das avaliações.

Assim verifica-se que as atenuações de ruído dos protetores auditivos obtidas pelos colaboradores foram suficientes para neutralizar ou reduzir o agente físico ruído à níveis abaixo do limite de tolerância e em muitos casos abaixo do nível de ação, atendendo aos critérios no âmbito da legislação previdenciária e trabalhista.

LAEPI
Único laboratório acreditado CGCRE INMETRO no Brasil para ensaios de atenuação de ruído em protetores auditivos
+12 anos na área de ruído ocupacional para indústrias
+100 clientes em todo Brasil

Equipe técnica qualificada sob supervisão do Eng Rafael Gerges e do Prof. Samir N. Y. Gerges, Ph.D.

Ficou interessado? Entre em contato conosco! (48) 3232-8023 ou laepi@laepi.com.br