Protetores Auriculares e seus tipos

Protetores Auriculares e seus tipos

O principal objetivo do protetor auditivo é reduzir o nível de ruído excessivo que chega ao ouvido do indivíduo até um nível que não cause danos a sua audição. O protetor auditivo então fornece uma barreira para o ruído, impedindo que uma parcela deste chegue ao ouvido do indivíduo através de mecanismos que atenuam o ruído. O funcionamento do protetor auditivo depende de suas características construtivas (materiais, geometrias e etc) e das características fisiológicas e anatômicas do usuário que irá utilizá-lo.

Atualmente existe uma infinidade de marcas e modelos de protetores auditivos, por isso, eles podem ser subdivididos para facilitar o entendimento. A escolha do protetor auditivo deve sempre considerar o tipo de ruído encontrado no ambiente, o conforto, a aceitação do EPI pelo usuário, o custo, a durabilidade, a higiene, a questão do problema de comunicação, a segurança, dentre outros, uma vez que, esses parâmetros interferem diretamente no grau de eficiência.

Os protetores auditivos podem ser subdivididos em quatro grupos. O primeiro referente aos protetores auditivos do tipo plugue (inserção ou semi inserção), onde parte do protetor auditivo é inserido na entrada do canal auditivo com o objetivo de selar e bloquear a passagem do ruído. O segundo tipo é comumente chamado de abafador de ruído ou do tipo concha (circum aural), que se encaixa sobre e ao redor da orelha com o objetivo de gerar uma vedação acústica contra a cabeça do usuário. O terceiro é constituído por protetores auditivos que envolvem a cabeça do usuário totalmente. No quarto tipo se enquadram os protetores auditivos que possuem características especiais, como por exemplo, filtros passivos (orifícios) e/ou ativos ou circuitos eletrônicos para cancelamento de ruído.

Para protetores auditivos do tipo plugue existem cinco categorias como:
•Automoldável (“roll down” foam);
•Pré-moldável (premolded);
•Moldável (formable);
•Personalizado (custom molded);
•Semi-inserção (semi-insert).

Para os protetores auditivos do tipo concha existem duas categorias:
•Concha (earmuff);
•Concha acoplável ao capacete de segurança (earmuff attached to hard hat).

tipos-protetoresFonte: Berger et al. (2000).

Se você quer entender sobre Protetores Auditivos adquira a obra do Prof. Samir Gerges, o livro Protetores Auditivos, clique aqui para saber mais.

Deixe seu comentário