Protetores Auriculares Tipo Concha

Protetores Auriculares Tipo Concha

Dando sequência ao nossos posts sobre tipos de protetores auriculares, no post de hoje vamos falar sobre os protetores auriculares tipo concha.

1. Concha

Esse tipo de protetor auricular é fabricado com material rígido, revestido com uma almofada de espuma ou borracha e é projetado para cobrir completamente a orelha. Ele é mantido no lugar através de uma haste conectando as duas conchas. As conchas são revestidas com material acústico que tem por objetivo absorver o ruído. Dependendo do modelo do protetor auricular, a haste pode ser utilizada sobre a cabeça, atrás do pescoço ou sob o queixo. Esse tipo de protetor é, geralmente, mais fácil de utilizar do que os plugues.
A atenuação desse tipo de protetor auricular é obtida através da pressão exercida pela concha contra a superfície da cabeça do usuário através da haste. O conforto depende da distribuição de pressão da almofada e a força que a haste exerce. Uma grande força da haste pode gerar um desconforto no usuário, além disso, a força da haste tende a diminuir com o tempo, reduzindo assim a atenuação.
Uma das vantagens desse tipo de protetor auricular em comparação com os plugues (inserção) é sua maior proteção, além disso, a sua adaptação a diversos tipos de ouvido é mais fácil. São higiênicos e de fácil colocação. Além disso, alguns modelos possuem rádio de comunicação integrado, entrada de áudio e microfone.

 

 

2. Concha Acoplável ao Capacete de Segurança

Caso o protetor auricular tipo concha em que a haste deva ser utilizada sobre a cabeça do usuário, a utilização do capacete de segurança torna-se incompatível. Desta forma, se utilizam as mesmas conchas do protetor auditivo tipo concha convencional fixadas ao capacete de segurança através de um mecanismo físico. O princípio de funcionamento deste tipo de protetor auditivo é idêntico ao do tipo concha. Devido à inexistência da haste, geralmente, a pressão da concha exercida sobre a cabeça do usuário é menor, acarretando em uma diminuição do desempenho se comparado com o modelo com haste.

 

 

Para medir o nível de conforto desse tipo de protetor auricular o LAEPI desenvolveu um ensaio o qual é possível verificar o nível de conforto do protetor auricular tipo concha, com essa informação é possível desenvolver ou aperfeiçoar o protetor de forma que traga conforto ao usuário. Além disso, o LAEPI é o único laboratório no Brasil acreditado junto a CGCRE INMETRO para realizar ensaio de atenuação de ruído em protetores auriculares.

Ficou interessado? Entre em contato conosco: (48) 3232-8023/ laepi@laepi.com.br

Deixe seu comentário