Protetores Auriculares Tipo Plugue – PARTE 1

Protetores Auriculares Tipo Plugue – PARTE 1

Nossos próximos posts serão destinados a explicar cada tipo de protetor auricular disponível hoje no mercado brasileiro. Vamos começar com os protetores auriculares tipo plugue.

Automodável

Os materiais empregados na fabricação deste tipo de protetor auricular possuem um baixo custo, por isso, são bastante utilizados. Os materiais para fabricação empregados são geralmente algodão parafinado, PVC, PU ou tipos especiais de fibra de vidro. Esse tipo de protetor é roletado (roll-down) e colocado no canal externo do ouvido, após a colocação ele é expandido naturalmente até a forma do canal auditivo. Devido a esse fato, esses materiais empregados na fabricação possuem uma velocidade de retorno da forma original do protetor auricular lenta, para que haja tempo do usuário inserir o protetor auditivo no canal auditivo.

Os protetores fabricados em algodão parafinado são considerados de baixa qualidade e se contaminam rapidamente, além de, não se adaptarem ao canal audito e possuem pouca elasticidade. Os fabricados em PVC são bastante confortáveis e eficazes, além de, serem menos susceptíveis há absorção de umidade e por isso são capazes de retornarem a forma original mais facilmente em uma ampla faixa de exposição a umidade. Os fabricados em PU geralmente são mais macios que os de PVC, mas apesar disso, não se tornam mais confortáveis no canal auditivo. Os protetores auditivos fabricados em fibra de vidro são bastante práticos e confortáveis.

automodavel

Protetor auricular tipo automoldável

Pré-Moldável

Esse tipo de protetor auricular é confeccionado com materiais elásticos para que seja possível se adaptarem rapidamente as diferentes formas dos canais auditivos. Geralmente são fabricados com flanges ou anéis de vedação afixados em uma haste flexível para manipulação e inserção. O material utilizado na fabricação deve ser atóxico e de superfície lisa, além disso, deve ser possível lava-ló com água e sabão neutro. Esse material deve garantir que a forma do protetor auricular não seja alterada com o uso durante prolongados períodos consecutivos de uso e que não sejam afetados pela cera de ouvido, suor ou cosméticos.
Quando é empurrado para dentro do canal auditivo, gera uma vedação acústica (pneumática) contra a parede do canal auditivo. Geralmente para um mesmo modelo desse tipo de protetor auricular existem diversos tamanhos, para que seja possível a colocação nos mais diversos tipos de ouvidos. Alguns modelos possuem até cinco tamanhos diferentes com até cinco flanges, quanto maior o número de flanges de um modelo, menor é o número de tamanhos necessário para atender a população. Diferentemente do tipo automoldável, o protetor pré-moldável não requer que seja roletado. Isso é uma vantagem para o usuário que não possui coordenação motora e destreza suficiente para realizar esse procedimento. Como não é necessário roletar esse protetor auricular ele confere uma vantagem na questão da higiene, uma vez que, o usuário pode estar com a mão suja no momento de roletar o protetor do tipo automoldável.
Este tipo de protetor apresenta vida útil limitada, pois vai perdendo a elasticidade à medida que vai sendo lavado, além disso, não se adapta aos diferentes formatos de canais auditivos da população. Para ele gerar uma boa atenuação, o protetor auricular, deve ser inserido firmemente, o que pode gerar um desconforto para o usuário.
Os protetores auriculares desse tipo confeccionados em PVC estão propensos ao encolhimento, fratura e endurecimento quando expostos a transpiração e cera do ouvido. Os fabricados em silicone possuem uma vida útil maior, entretanto, estes devem ser examinados periodicamente e substituídos quando endurecerem, deformarem ou caso seu tamanho mude consideravelmente.

prémoldável

Protetor auricular tipo pré-moldável

Moldável

Os protetores auriculares moldáveis são fabricados com materiais maleáveis, como combinação de algodão e cera, silicone ou lã mineral. Dependendo do tipo de material empregado na fabricação, pode ser considerável descartável, sendo utilizado apenas uma vez. Como, em geral, os materiais empregados não são elásticos, como os dos protetores auriculares automoldáveis e pré-moldáveis, ele não se expande sendo simplesmente colocado na entrada do canal auditivo. Consequentemente pode ocorrer uma falha de vedação caso o usuário realize certos tipos de movimentos com a cabeça e pescoço.
A atenuação obtida pela utilização desse tipo de protetor auricular depende muito da experiência do usuário na colocação do EPI. Além disso, esse tipo de protetor auricular é recomendado para ser utilizado em indústrias alimentícias, pois, as condições de umidade e calor inviabilizam a utilização do protetor auditivo tipo concha.

Moldavel

Protetor auricular tipo moldável

Para entender melhor adquira a obra Protetores Auditivos do Prof. Samir Gerges, aqui.

 

Deixe seu comentário