Protetores Auriculares Tipo Plugue – PARTE 2

Protetores Auriculares Tipo Plugue – PARTE 2

Dando sequência as nossas postagens sobre os protetores tipo plugue, hoje finalizamos essa categoria com os personalizados e de semi-inserção. No próximo post iniciaremos a explicação sobre protetores tipo concha, não perca!

Personalizado
Protetores auriculares personalizados são do tipo plugue, geralmente fabricados em silicone, vinil ou acrílico. A forma do protetor é obtida a partir de um molde do próprio canal auditivo do usuário. O molde preenche uma porção do canal auditivo, o ouvido externo e o pavilhão. A parte que preenche o canal auditivo cria uma vedação acústica que atenua o ruído, enquanto que, a parte que fica em contato com o ouvido externo e o pavilhão serve para fixar o protetor auditivo a orelha do usuário. A colocação incorreta desse tipo de protetor auricular é de fácil percepção uma vez que ele possui um encaixe perfeito no usuário. Alguns modelos possuem apenas o molde do canal auditivo deixando assim o ouvido externo livre, o que gera um maior conforto para o usuário. O fato desse tipo de protetor possuir o formato idêntico do canal auditivo e servir somente para aquele usuário específico não garante que ele fornecerá uma melhor proteção do que outro tipo de protetor auricular bem colocado. Como os outros protetores auriculares do tipo plugue este deve ser checado regularmente se houve encolhimento, endurecimento e rachaduras no EPI. Além disso, se houver uma mudança considerável no peso do usuário deve-se verificar se o protetor auditivo ainda possui um encaixe adequado no usuário.

personalizavel

Protetor auricular tipo personalizado

 

Semi-inserção
Esse tipo de protetor auricular consiste duas pontas feitas de materiais macios mantidas no lugar através de uma haste. As pontas são posicionadas na entrada do canal auditivo ou dentro do canal auditivo. Este tipo de protetor é indicado quando é necessário colocar e retirar o EPI diversas vezes durante a jornada de trabalho e em locais onde a utilização do protetor auditivo tipo concha se torna desconfortável, como por exemplo, altas temperaturas e umidade.
Para o protetor auricular que apenas tampa o canal auditivo é necessário que a haste exerça uma força para que assim as pontas permaneçam na mesma posição e realize uma vedação acústica do canal auditivo. A haste pode ser utilizada em cima da cabeça, atrás do pescoço ou sob o queixo, dependendo do modelo. O protetor auricular em que as pontas entram no canal auditivo possui o funcionamento idêntico aos demais plugues. Uma das vantagens desse tipo de protetor auditivo é que ele é compatível com a utilização de óculos de proteção e capacete de segurança, não interferindo assim em seu desempenho.

seminsercao

Protetor auricular tipo semi-inserção

Para entender melhor adquira a obra Protetores Auditivos do Prof. Samir Gerges, aqui.

Deixe seu comentário