LAEPI

4 Passos para Elaboração do PCA

08/08/2022

O PCA ou Programa de Conservação Auditiva é o conjunto de ações que preservam a saúde auditiva do trabalhador exposto ao ruído. Assim, devem ser ações continuas que envolvem desde medidas de proteção coletiva e individual a exames e monitoramento. 

E quando é que devemos elaborar o PCA?

Sempre que o ruído identificado for acima dos níveis e ações no ambiente de trabalho, segundo a legislação os trabalhadores contratados CLT expostos ao ruído acima de 85dB devem ser monitorados através de exames como audiometrias, assim como medidas de proteção coletiva e o uso do EPI para atenuar o risco ocupacional. Assim, o PCA deve ser integrado junto ao PCMSO e ao PGR.


A FUNDACENTRO publicou um guia com 4 passos para elaboração do o PCA:

1. Avaliação da exposição

1.2 Avaliação preliminar 
1.3 Avaliação quantitativa 

2.Gerenciamento audiológico e controle médico
2.1 Estabelecimento do nexo ocupacional 
2.2 Estabelecimento do diagnóstico evolutivo para fins de controle 
2.2.1 Medidas de controle individuais 
2.2.2 Diagnóstico coletivo 

3. Medidas de controle coletivo


4. Gestão de Equipamentos de Proteção Auditiva 
4.1 Seleção de protetores auditivos 
4.1.1 Critérios para Seleção 
4.1.2 Ensaio de atenuação pessoal 
4.1.3 Teste de verificação de ajuste de protetor auditivo
4.2 Distribuição e reposição 
4.3 Manutenção, substituição e higienização
4.4 Monitoramento de uso

Para acessar o Guia da FUNDACENTRO na integra, clique aqui.