De acordo com a NR-9, todo empregador e instituição que admitam trabalhadores devem elaborar um Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) que tem por objetivo a preservação da saúde do trabalhador através da antecipação, reconhecimento e controle dos riscos ambientais existentes. Consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos. Um dos agentes físicos aqui considerado é o ruído.
No PPRA, três etapas obrigatórias são: o reconhecimento do risco; a avaliação da exposição dos trabalhadores e o monitoramento da exposição. Uma vez reconhecida a existência do risco ao agente ruído, deve-se avaliar e monitorar quantitativamente a intensidade da exposição do trabalhador ao ruído e comparar com os valores dos limites de tolerância previstos no Anexo 1 da NR-15 para ruído contínuo ou intermitente e no Anexo 2 para ruído de impacto.
Quando falamos em medição de ruído em Call Center/Telemarketing, duas são as perguntas que mais recebemos:
1.Quanto tempo de medição são necessários?
R: Existe a Instrução Normativa (IN) 57 do INSS que descrevia a necessidade de avaliar o ruído com tempo de medição mínima de 75% do tempo da jornada de trabalho diária para avaliação do direto ou não de aposentadoria especial devido a exposição ao ruído. Atualmente não existe essa necessidade pois de acordo com o Decreto 4882 de 2003 cita que “As avaliações ambientais deverão considerar a classificação dos agentes nocivos e os limites de tolerância estabelecidos pela legislação trabalhista, bem como a metodologia e os procedimentos de avaliação estabelecidos pela Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho – FUNDACENTRO.” (NR)”. Dessa forma, para avaliação de exposição ao ruído deve-se utilizar a NHO-01 na qual ela cita que deve-se utilizar um tempo representativo de medição mas não fixa valores. Com isso, fazíamos medições de 4:00 horas de duração que representava perto dos 75% mas como não é necessário passamos a medir entre 1:30 e 2:00 horas pois é representativo conforme comparações estatísticas das medições de 4 e 2 horas. As medições de poucos minutos (2 a 10) durante o atendimento não é recomendado pois não representa de forma correta a exposição ao ruído do tele atendente.
2.Quantas medições são necessárias realizar?
R: Não existe uma regra ou metodologia clara mas em geral uma amostra de 5 % a 10 % do número total de colaboradores que exercem a função de tele atendente é suficiente para se ter uma amostra representativa daquela população de colaboradores. Esse número de medições deve ser distribuído proporcionalmente entre os turnos, salas e operações.
O LAEPI atua realizando medição de dose de exposição ao ruído desde 2012 conforme a norma ISO 11.904-1:2002, com o mini microfone, uma vez que buscamos oferecer o serviço utilizando da mais alta tecnologia e precisão aos nossos clientes. Nosso pessoal técnico é altamente qualificado sob a supervisão do Prof. Samir N. Y. Gerges, Ph.D. Alguns de nossos clientes atendidos nessa área: Contax, Tivit, Neopbpo, Flex Contact Center, TIM, Riachuelo, Almaviva, entre outros.
Ficou interessado? Entre em contato conosco: (48) 3232-8023 ou laepi@laepi.com.br.
E acompanhe também nossas redes sociais: Facebook e Linkedin.
O LAEPI é o único laboratório Acreditado pela Cgcre do Inmetro e credenciado pelo MTE para realizar ensaios de atenuação de ruído de protetores auriculares com a norma ABNT NBR 16076:2016, conforme requisitado na NR-06 e especificado no Anexo II da Portaria SIT Nº 452 de 20 de novembro de 2014 e Comunicado XLVIII de 11/09/2018 do MT.
Para saber mais sobre esse tema, adquira já o livro Ruído Fundamentos e Controle, do maior especialista na área Prof. Samir Gerges na Amazon.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.