LAEPI

Como avaliar se a colocação do Protetor Auricular pelo trabalhador está adequada?

21/11/2021

Você já pensou quanto que um determinado protetor auditivo atenua de ruído em cada pessoa? Pois, então, a atenuação dos protetores auditivos pode ser muito variável de pessoa para pessoa. A anatomia, o nível de treinamento e conscientização e, a interferência de outros EPIs (óculos, toucas, bonés e etc.) são alguns dos principais fatores que interferem no resultado. O que fazer, então, para garantir a eficácia da proteção auditiva?

Hoje, através de um teste rápido e objetivo, é possível obter o Nível de Atenuação Pessoal que um determinado protetor auditivo proporciona para cada trabalhador. Possibilitando, assim, agir de maneira prevencionista e individualizada na seleção do protetor auditivo, não só adequado ao risco e as atividades, mas também, a cada indivíduo.

O 3M E-A-Rfit é um equipamento portátil, que possibilita a realização do Ensaio de Atenuação Pessoal. Ele é gerenciado por um software instalado no computador e composto por um sistema de caixa de som e microfones. O sistema, através de uma montagem muito simples e, um ensaio que leva cerca de 3 segundos, permite ao responsável pela saúde e segurança, gerar um relatório individualizado com o Nível de Atenuação Pessoal do trabalhador e ainda assinado por ele.

O sistema indica também a atenuação por banda de oitava, para cada uma das orelhas, calcula o nível de exposição protegida, verifica se a proteção é adequada à exposição e sinaliza com cores verde ou vermelha, a suficiência da proteção. O sistema possibilita, portanto, entre outros:

– Validar a seleção do protetor auditivo
– Verificar a adequação e compatibilidade com o usuário
– Servir como apoio no treinamento ao usuário
– Motivação quanto ao uso de protetores auditivos
– Evidência/Comprovação individual

Autor: Rafael Pol Fernandes

Engenheiro de Aplicação

3M – Divisão de Segurança Pessoal