LAEPI

Diferentes Métodos Para a Avaliação da Atenuação Pessoal de Protetores Auditivos

29/05/2024

Existem diversos métodos para avaliar a atenuação pessoal de protetores auditivos. Dentre eles temos os métodos objetivos e subjetivos para realizar o fit test de protetores auditivos.

 

 O método de avaliação objetivo como o F-MIRE (Microfone em Tempo Real no Canal Auditivo – Field Microphone-In-Real-Ear) é realizado de forma rápida (cerca de 15 segundos/ensaio), uma vez que os mini microfones são posicionados na entrada do canal auditivo e é medido, na sequência se posiciona o protetor auditivo e se mede novamente.

 

Como vantagens esse método pode ser utilizado com o próprio protetor tipo concha do colaborador, além de protetores concha conjugados a outros EPIs como toucas, capacetes e óculos. Para realizar este tipo de teste não é necessário estar em local extremamente silencioso (ideal abaixo de 70dB). Outra vantagem do método é que ele possui como resultado um NAP (nível de atenuação pessoal) para cada orelha. Já a desvantagem é no caso de protetores tipo plug ser necessário modificar os protetores inserindo uma sonda, que consistem em um tubo de silicone ou plástico para conectar o microfone e medir a pressão próxima ao tímpano. 

 

Já o método subjetivo, consiste na medição acontecendo como uma audiometria, em diversas faixa de frequência onde o usuário colocará o protetor tipo plugue, um fone em cima e através de um pera de resposta ele sinaliza a cada vez que ouvi o som. Desta forma seria possível utilizar o próprio plug do usuário sem necessidade de adaptação com sonda. Como desvantagens possuímos um teste mais lento, cerca de 5 minutos/ ensaio, necessitando ser executado em um ambiente silencioso como cabine audiométrica e apenas um NAP para as duas orelhas (nível de atenuação pessoal).

 

Em suma, a avaliação da atenuação pessoal de protetores auditivos envolve uma combinação de métodos, cada um com suas vantagens e desvantagens. A escolha do método adequado depende do objetivo do ensaio, das características do protetor auditivo e das condições de uso.


Ficou com alguma dúvida ou quer mais detalhes?
Entre em contato conosco! (48) 3232-8023 ou laepi@laepi.com.br

LAEPI
Único laboratório acreditado CGCRE INMETRO no Brasil para ensaios de atenuação de ruído em protetores auditivos
+12 anos na área de ruído ocupacional para indústrias
+100 clientes em todo Brasil

Equipe técnica qualificada sob supervisão do Eng Rafael Gerges e do Prof. Samir N. Y. Gerges, Ph.D.