LAEPI

Dosimetria de Ruído Convencional x Dosimetria MIRE

09/05/2022

Nós já sabemos que a exposição à ruídos elevados por prolongados períodos de tempo pode levar a perda auditiva permanente, assim a perda auditiva induzida por ruído é causada por uma combinação de dois fatores: o nível de ruído (pressão sonora) e o tempo de exposição.

Hoje a legislação brasileira exige que seja realizado levantamento quantitativo em campo para determinar os níveis de exposição ao ruído e verificar se os ambientes em que estes colaboradores exercem suas funções são salubres ou não em termos de exposição ao ruído.

Técnicas de Medição de Ruído: dosimetrias

As dosimetrias de ruído podem ser realizadas através de dois métodos.

1.Técnica convencional: o microfone é instalado na lapela da roupa do colaborador e o aparelho fica pendurado no colaborador com uma bolsa tiracolo, sendo possível medir a exposição ao ruído daquele colaborador.

2. Técnica do mini microfone (MIRE): utilizamos a norma ISO 11.904-1 – Determination of sound immission from sound sources placed close to the ear (Determinação de sons emitidos por fontes sonoras colocadas próximo ao ouvido). Nessa metodologia são utilizados, além do microfone na lapela e o equipamento a tira colo, um mini microfone de alta precisão instalado no canal auditivo do colaborador. Esta técnica é considerada de alta precisão por medir diretamente no ouvido do colaborador, permitindo verificar o quanto de ruído chega no ouvido do trabalhador usando protetor auditivo tipo plugue ou concha.

O LAEPI realiza medições de dose de exposição ao ruído desde 2012 conforme a norma ISO 11.904-1:2002, com o mini microfone (técnica MIRE), uma vez que buscamos oferecer o serviço utilizando da mais alta tecnologia e precisão aos nossos clientes. Nosso pessoal técnico é altamente qualificado sob a supervisão do Prof. Samir N. Y. Gerges, Ph.D.

Ficou interessado? Entre em contato conosco!

(48) 3232-8023