LAEPI

Case Ensaio de Vida Útil de Protetor Auditivo Tipo Concha Conjugado a outros EPIs

26/06/2024

O uso de protetor auditivo tipo concha é muito comum no ambiente ocupacional, o mesmo muitas vezes é utilizado conjugado com outros EPIs como óculos e touca. Neste post vamos apresentar alguns resultados que encontramos ao testarmos protetor auditivo tipo concha usado em conjunto com óculos e touca e com tempo de uso.

Ensaio de Concha conjugado com Óculos com 6 e 12 meses de uso

 

Ao testarmos concha usado em conjunto com óculos de proteção observamos uma perda na atenuação do protetor auditivo que varia de 9 a 11dB para os conchas com 6 meses de uso e cerca de 4-10dB para conchas com 12 meses de uso. Ou seja, o uso conjugado com óculos de segurança tende a perder a vedação do protetor auditivo, o que deve ser um alerta ao dimensionar a atenuação necessária para o protetor auditivo.

 

Ensaio de Concha conjugado com Touca Árabe com 12 e 24 meses de uso

 

Quanto aos testes de concha usado em conjunto com touca árabe observamos uma perda na atenuação do protetor auditivo de 5dB para os conchas com 6 meses de uso, 4db para 12 meses e cerca de 6dB para conchas com 12 meses de uso. Ou seja, o uso conjugado com touca árabe tende a perder a vedação do protetor auditivo, o que deve ser um alerta ao dimensionar a atenuação necessária para o protetor auditivo, mesmo que não haja grande variação entre eles.

 

Ensaio de Concha conjugado com Óculos e Touca com 6 meses de uso

Já nos testes de concha usado em conjunto com óculos e a touca observamos uma perda na atenuação do protetor auditivo de 6 e 10dB para os conchas com 6 meses de uso. Ou seja, o uso conjugado com óculos e touca árabe tende a perder a vedação do protetor auditivo, mais uma vez sendo um ponto de alerta na escolha do protetor auditivo sempre que o mesmo for usado em conjunto com outros EPIs.

 


Ficou com alguma dúvida ou quer mais detalhes?
Entre em contato conosco! (48) 3232-8023 ou laepi@laepi.com.br

LAEPI
Único laboratório acreditado CGCRE INMETRO no Brasil para ensaios de atenuação de ruído em protetores auditivos
+15 anos na área de ruído ocupacional para indústrias
+100 clientes em todo Brasil

Equipe técnica qualificada sob supervisão do Eng Rafael Gerges e do Prof. Samir N. Y. Gerges, Ph.D.