Mapeamento de Ruído em 4 etapas

O mapeamento de ruído é um dos primeiros passos para que se possa realizar a redução do ruído no ambiente e é o ponto de partida para planejar as providências a serem tomadas para a proteção dos colaboradores. É nesse momento que atendemos a legislação e ficamos de acordo com a NR-09, buscando soluções coletivas para a redução do agente, ruído, na indústria.


As avaliações ambientais dos níveis de ruído fornecem informações importantes para o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), ao Programa de Conservação Auditiva (PCA) e ao Plano de Controle de Ruído da empresa/instituição.

Entenda o escopo do serviço em 4 etapas:

1- Mapeamento de ruído: a equipe do LAEPI vai até a empresa para realizar as medições na unidade.
Exemplo de Mapeamento:

Exemplo de Mapa de Ruído

2- Identificações das fontes de ruído: com os dados compilados e informações técnicas provenientes da visita em loco são identificadas as fontes de ruído. Exemplo de fontes de ruído: Exaustores, bombas a vácuo, centrífugas, ventiladores axiais, pistões pneumáticos, serras, filtros, etc…


3- Projeto estratégico de controle de ruído: é realizada análise de todas as fontes de ruído, estudando a contribuição de cada uma para o ambiente, analisando em diversas frequência o quanto é necessário a redução em cada fonte para a adequação do ambiente de acordo com a NR-15. Na sequência é apresentado uma relação de soluções com mais de uma opção para cada fonte. Exemplo de tabela com as propostas de soluções:


4- Reunião de entrega para instrução das soluções propostas: após entrega do relatório ;e agendada reunião de entrega para o direcionamento da implementação das soluções propostas no relatório. Nesta reunião discutimos as propostas de solução e sua aplicação, e indicamos como priorizar montando em conjunto um plano de ação.

Ficou interessado? Entre em contato: laepi@laepi.com.br ou (48) 98827-8255

Adicione um comentário

Seu email não será divulgado. Campo obrigatório*