LAEPI

Principais alterações na ISO/IEC 17025

21/11/2021

A norma ISO/IEC 17025, utilizada pelo LAEPI, que padroniza os processos para laboratórios de ensaio e calibração sofreu uma atualização e com isso algumas mudanças significativas serão realizadas. Na prática, para os nossos clientes não haverá grandes mudanças, porém para o laboratório será necessária uma adequação. A seguir apresentamos os principais pontos de atualização da norma:

  • A norma passou de 5 para 8 seções, exigindo uma nova estruturação e forma de pensar dos laboratórios;
  • Os requisitos relacionados a política foram reduzidos;
  • Redução também dos requisitos de procedimentos;
  • Não haverá mais necessariamente um gerente da qualidade e um gerente técnico, porém haverá uma gerência geral do laboratório;
  • Foram incluídos itens a respeito da gestão de riscos;
  • A nova norma especifica requisitos para imparcialidade, competência e operação consistente.

Para atender e adequar o Sistema de Gestão da Qualidade do LAEPI a norma atualizada ISO/IEC 17025, nossa equipe técnica participou, na última semana, do Workshop realizado pela a Fundação CERTI. Uma excelente iniciativa para atualizar nossos conhecimentos e buscar a constante melhoria dos serviços prestados.

Na foto, da esquerda para direita: Felipe S. do Nascimento (Gerente Técnico do LAEPI), Facilitador Gilmar G. Soares (CERTI), Márcia C. Gerges (Gerente da Qualidade) e Rafael N. C. Gerges (Engenheiro do LAEPI).

O LAEPI, é o único laboratório no Brasil e na América Latina acreditado pelo CGCRE INMETRO para realizar ensaios de atenuação de ruído em protetores auriculares desde de 2012, fundado pelo Prof. Samir Gerges, PhD em ruído e considerado o maior especialista do Brasil e do Mundo em Protetores Auriculares. Para esses e outros serviços relacionados a ruído e vibração, entre em contato conosco: laepi@laepi.com.br