Qual a diferença entre sonômetro e dosímetro? E quando devemos utilizar cada um deles?

Hoje muito se fala sobre medições de ruído, porém percebemos um pouco de falta de informação quando falamos em método e equipamentos de medições. Os dois principais equipamentos utilizados para quantificar o ruído são o sonômetro e o dosímetro.


O sonômetro ou medidor nível de pressão sonora é o equipamento para medições mais complexas uma vez que possui uma eletrônica robusta, incluindo o ruído elétrico controlado e ainda filtros diversos que permitem realizar operações analógicas ou digitais em sinais acústicos de forma flexível. Geralmente utilizados para realizar o mapeamento de ruído e identificação das fontes de ruído e avaliações de ruído ambiental (NBR 10.151 e NBR 10.152).



Já os dosímetros são equipamentos muito similares com o sonômetro, mas, em geral, eles possuem uma dimensão muito menor e uma capacidade recursos de processamento de sinais menor. Ele possui esta menor capacidade pois ele precisa ter tamanho reduzido para poder ser fixado na zona auditiva ou no corpo do trabalhador. Quando falamos em dosimetrias com a técnica MIRE (mini microfone) esse dosímetro possui então 2 canais para avaliação no canal auditivo e na lapela simultaneamente.

Ficou com dúvida? Quer saber mais? Entre em contato conosco!

(48) 3232-8023

Comments are closed.