LAEPI

safe.EAR: Guia Rápido dos Tipos de Protetores Auditivos e Métodos de Teste

02/10/2025

 

safe.EAR: Guia Rápido dos Tipos de Protetores Auditivos e Métodos de Teste

A proteção auditiva é essencial em ambientes com altos níveis de ruído. Mas você sabia que existem diferentes tipos de protetores e métodos para avaliar sua eficácia usando o fit test de proteção auditiva? Neste post, vamos explorar de forma rápida e clara como esses dispositivos são testados e classificados usando o safe.EAR.

🎧 Qual tipo de protetor será testado?

Tudo começa com a escolha do protetor auditivo. Os principais tipos incluem:

  • Concha do Usuário: também conhecidas como abafadores, são colocadas sobre as orelhas.

  • Plugues com Sonda: inseridos no canal auditivo com sondas onde é possível encaixar o mini microfone (MIRE) para medição.

  • Plugues do Usuário: protetores comuns usados diretamente pelo trabalhador.

Cada tipo exige um método específico de avaliação para garantir que ofereça a proteção necessária.

🔍 Métodos de Teste: Objetivo vs. Subjetivo

A eficácia dos protetores auditivos pode ser medida de duas formas por meio do fit test de proteção auditiva safe.EAR:

✅ Método Objetivo

Utiliza mini microfones para captar o som dentro e fora do protetor. Os resultados são quantitativos e objetivos, ou seja, baseados em dados precisos e mensuráveis.
Possível medir com protetores tipo concha do próprio usuário ou plugues com sonda.

🎯 Método Subjetivo

Envolve o uso de fones de ouvido e botões de resposta. O usuário indica quando percebe o som, gerando resultados subjetivos, que dependem da percepção individual.

Possível medir com protetores tipo plugue do próprio usuário 

 

Para mais informações sobre como o safe.EAR pode contribuir na comprovação da eficácia da proteção auditiva, visite nosso site clicando aqui.

 

LAEPI
Único laboratório acreditado CGCRE INMETRO no Brasil para ensaios de atenuação de ruído em protetores auditivos
+17 anos na área de ruído ocupacional para indústrias
+200 clientes em todo Brasil

Equipe técnica qualificada sob supervisão do Eng Rafael Gerges e do Prof. Samir N. Y. Gerges, Ph.D.